sábado, 23 de julho de 2011

A Igreja São José Operário em sua missa de domingo 17/07 teve como presidente da celebração o Pe Valmir Gomes Figueiredo da Paróquia São José Penalva da Diocese de Viana Regional do Nordeste 5 no Maranhão.

Padre Valmir com um jeito inovador revolucionou, remexeu e mexeu com os fiéis. Fez perguntas diretas a diversos presentes, aguardou respostas que vieram calorosas, apesar de alguns ficarem surpreendidos com a forma de celebração diferente.

Contudo o celebrante dirigiu-se de forma especial a comunidade, conduzindo-a a uma profunda reflexão sobre os motivos que os levaram até ali. Temos como exemplo a pergunta. __ O que vocês vieram trazer para Deus?

Também fez uma comparação dos católicos aos chamados evangélicos. Trouxe intencionalmente uma proposta de maior comprometimento do católico autentico, de uns para com os outros e de todos para com o seu pastor, consagrado sacerdote. Lembrou ainda das críticas não construtivas feitas à igreja. Exortou a todos a uma postura decisiva. Pe Valmir deixou nas entrelinhas que se deve descer de cima do muro.

A mim fez sentir como em Coríntios, nas primeiras comunidades cristãs. A meu ver existem irmãos religiosos que frequentam a mesma comunidade e nem sequer se cumprimentam, limitam-se ao momento da paz como se este fosse obrigatório.

Os questionamentos diretos aos fiéis deram-nos a oportunidade de conhecermo-nos melhor e mutuamente.
Tomo posse do que os primeiros pagãos disseram a respeito das comunidades cristãs. “Vejam como eles se amam”. Para amar precisa-se conhecer e comunicar.

Agradeço com carinho ao querido Pe Valmir pelo pequeno momento e que tão imenso se tornou.