quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Celebração Ecumênica



.

O movimento Fé e Cidadania na Celebração Ecumênica, em defesa dos excluídos que lutam pelo direito a terra aconteceu, em 18/11 na localidade de Jacarandá.

Daguimar,  Juarez,  Dom Roberto,  ReginaA, Pe. Waldo, Vánia , Sandra

A mesa foi composta pelo Bispo da Diocese de Campos nosso ilustríssimo Dom Roberto Francisco juntamente com os Redentoristas Pe Waldo, Pe Geraldo e Pastor Fernando da Igreja Batista de Jacarandá representantes da palavra de Deus  mais a Assistente Social Ana Maria.

Pe Waldo,  Pe Geraldo,  Dom Roberto Francisco, Ana Maria, Pr. Fernando 

A criação do mundo pelo nosso Deus, e o principio da terra (Gênesis) foi à palavra da bíblia partilhada, providencial para o momento.

A voz dos assentados e acampados ouvia-se em alto brado por melhorias e por um pedaço de chão, representadas pelas comunidades de Travessão, Matutú, Campelo Santana, Rangel, Caxeta, Comunidades Kilombolas, Zumbi dos Palmares.
Noemia Magalhães assentada na Comunidade Conceição do Menino Jesus relembra, tristes episódios cometidos pelos capitalistas em opressão aos acampados e também para com suas jovens e crianças. Ela exclama até que ponto o homem pode chegar para tirar o próprio homem do campo e tomar-lhe a terra! Pede orações em favor da classe.
Cícero Guedes, fala sobre a chegada do MST e poder público, de como imperava a exclusão o coronelismo a discriminação que se estendiam as crianças infligidas nas escolas.

A Sandra do acampamento Josué de Castro diz, “nos é jeca mais sabe lutar” emocionou-me, com o Salmo 22. “Deus, Pastor dos Homens” Fala ainda da integração existente, da plantação coletiva e a harmonia que desfrutam com este arranjo.

A vereadora Odisséia cita a falta de políticas publicas, em favor da Reforma Agrária.

Odisséia
Mas nem tudo era reclamação, havia muita alegria comida e canção em plena sintonia e animação, foi oferecido no final o lanche com os alimentos, plantados e colhidos ali  com  deliciosas iguarias.
A Banda Frutos da Terra animava o ambiente com o companheiro, Alcimaro representante da CPT e  demais componentes. A escolha das músicas, reconheço feita por profetas.


Alcimaro  e Irmã Tamia


Dom Roberto Francisco representante da nossa igreja, é  marco representativo, para a Diocese de Campos nunca em nossa trajetória, tivemos um bispo que abrasasse a democracia e deixasse explicito seu ecumenismo.

Sou  católica,  proclamo júbilos e gloria a Deus hoje, por fazer parte deste rebanho abençoado.

ReginaA e Dom Roberto
Pois a escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. Rm 10, v-11, 12.

Eis que a Virgem conceberá e dará a luz a um filho que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco. Mateus 1. V-23.
No antigo testamento Deus falava com seu povo através dos profetas, hoje está no nosso meio em espírito e verdade, especialmente em tempos de advento, nos fala a todo instante, através de musica e  varias outras formas e maneiras o que devemos fazer é ficar alerta para os  sinais.Que grande sinal emitiu aos católicos, de nossa Diocese, quando enviou-nos um pastor que faz acontecer à palavra sagrada.

Então Pedro tomou a palavra e disse: “Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas”. Atos 10, v-34.
“Uma mesma família sem fronteiras e sem cercas” Dom Roberto Francisco
   
 A Vossa Excelência  todo respeito e admiração por sua presença e  postura, na calma e espera longa  por nosso irmão Pastor Fernando.
Dom Roberto Francisco

Todo plantio com amor,  regado com carinho frutifica.

Deus o abençoe e o fortifique a cada dia mais.