sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curso Bíblico -Mateus

Pe. Souza

 No Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 05/09  foi dado início ao Curso “Evangelho de São Mateus” tendo como palestrante o Pe. José Geraldo de Souza que explanou divinamente todo conteúdo, respondendo as duvidas e perguntas, com extrema paciência e sabedoria focando maior analise em Mt 3, 13- 17 que faz alusão ao batismo de Jesus no Rio Jordão e a ligação do antigo Testamento na pessoa do Profeta João Batista com o Novo Testamento, dando inicio a vida publica de Jesus.  Pe Souza exemplifica a importância do cristão saber diferenciar do batismo da água ao batismo de fogo encontra-se em Mt 27,32-55 com o reconhecimento de Jesus como “Verdadeiramente este homem era filho de Deus”. Mt,27-54 facilitando assim o entendimento  da  Trindade Santa.
 Foi exibido como fechamento no dia 03/10, o filme do Evangelho de São Mateus proporcionando assim um clima de religiosidade profunda facilitando o “passeio” teológico espiritual com direito a refrigerante e pipocas.
 Na ocasião observei os questionamentos sobre a passagem Mt 27, 52 “Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressusc itaram. Tenho a certeza que com a fé é permitido visualizar os ressuscitados espirituais e físicos por que não?” Sairão de suas sepulturas, entrarão na cidade santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas”. Mt 27,53.
Dentre das tantas passagens da Sagrada Escritura que encantam e elevam ao êxtase espiritual, destaco em Mt 21,21-22. “Tudo o que pedires com fé na oração, vós alcançareis”.
Somente movido pela fé pode-se alcançar as coisas do alto, nossa vã inteligência é pequena demais para os mistérios que envolvem a Sabedoria Divina, e é só através da busca diária da sabedoria que compreenderemos o nosso Pai  Javé e ao seu Filho Jesus Cristo que alcançamos na plenitude, que ele é verdadeiramente o Filho de Deus vivo, e que se encontra  no nosso meio assim sendo  nós poderemos decifrar  as parábolas a qual nos propõe  constantemente em nossas vidas, em particular para cada um, na medida do alcance pessoal através da sabedoria absorvida.
Acrescento ainda que o batismo para nós se da com algumas características, especificas é e somente pela fé que se consegue uni-las munidos com a pá da perseverança chega-se ao fogo abrasador do batismo na fogueira do Santo Espírito que é o Paráclito o Consolador. 
Constata-se, em algumas passagens, e eu aqui  Atos 2,1-13, Atos 4,31, Atos 8, 17,  Atos 10, 44. A Sagrada Escritura é o mapa do cristão, e só se consegue entende-la através de uma fé cega e interiorizada.